Construindo um ecossistema seguro de Identidades Digitais
O grupo busca a formulação de políticas públicas e a defesa de marcos regulatórios que garantam segurança jurídica, fomentem a inovação e incentivem a adoção de soluções interoperáveis para identidades digitais e assinaturas eletrônicas. Dessa forma, contribui para o avanço dos sistemas digitais, protegendo as liberdades individuais e democratizando o acesso à cidadania digital.
Além disso, o Comitê busca ampliar a participação da camara-e.net nos principais fóruns de debate sobre identidades digitais, promovendo discussões com a sociedade civil e acompanhando tendências nacionais e internacionais. Seu trabalho inclui a elaboração de estudos e diretrizes que fortaleçam a confiança da população no uso das identidades digitais, garantindo que a tecnologia seja uma aliada na proteção da privacidade e na promoção da liberdade econômica. Ao consolidar um ambiente digital seguro e confiável, o Comitê impulsiona o desenvolvimento do setor e reforça o papel da camara-e.net como referência na construção de um futuro digital responsável.

Nossa Coordenadora

Letícia Menezes
Advogada e mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especializações em Direito Digital e Compliance (Damásio de Jesus) e em Direito dos Negócios e Estruturas Empresariais (Mackenzie). Atua, desde 2018, nos campos do Direito Regulatório, Empresarial e Societário, com forte atuação no segmento de certificação e assinatura digital, ferramentas voltadas para o desenvolvimento de identidades digitais seguras, confiáveis e juridicamente válidas; e
Sua trajetória profissional inclui experiência consolidada nas áreas Jurídica, de Gestão de Risco, Auditoria e Compliance, com foco na análise e contribuição para análise geopolítica do marco regulatório do setor. Também atua no setor de seguros, o que amplia sua visão estratégica sobre proteção de dados e gestão de riscos. Sua atuação está plenamente alinhada aos objetivos do Comitê de Identidades Confiáveis, especialmente na defesa de marcos regulatórios modernos, interoperáveis e voltados à inovação com responsabilidade.